domingo, maio 25, 2025

26 de maio de 2025 - [email protected] - Email: [email protected]


TAMBAQUI DA AMAZÔNIA Trabalho em equipe e preparo do peixe assado marcam sucesso do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”

Colaboradores temperam os peixes antes de ir para churrasqueira; trabalho foi dividido em equipes

Ao longo deste domingo (19), diversos colaboradores entre servidores públicos e voluntários do Governo de Rondônia, se mobilizaram para a realização do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, realizado no Estado e nas capitais brasileiras, bem como Distrito Federal. Em Porto Velho, foi necessário implantar uma logística para que pudesse fluir o andamento das atividades.

Segundo a gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Maria Mirtes: “primeiro foram descarregados os peixes dos caminhões, depois levados para uma barraca onde as equipes agilizaram o tempore com alho, sal, suco de laranja e pimenta do reino. Em seguida, os tambaquis foram colocados em caixas de armazenamento para serem assados ​​nas churrasqueiras”, explica sobre o processo.

Engajamento de todos resultou no sucesso do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia

Ainda, de acordo com Mirtes, essa tática utilizada para agilizar a entrega aos compradores só foi possível graças à antecipação de atividades que todos os colaboradores tiveram que realizar para não atrasar a etapa final. “Para assar o peixe leva uns 40 minutos certinhos”, destaca. Além da Seagri, a execução dos trabalhos contou com o apoio dos servidores da Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e demais voluntários que se empenharam na preparação dos tambaquis.

A colaboradora e servidora da Seagri, Sandrine Moreto, que também já participou em outros eventos do Governo do Estado, agradeceu pelas equipes envolvidas. “É gratificante realizar este serviço, e vale destacar que para nós foi tudo muito desafiador devido termos que utilizar grande parte do nosso tempo em prol do evento. Parabéns a todos os participantes”.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, destacou a participação coletiva do Governo do Estado na busca da realização do II Festival. “Temos mais de 100 pessoas aqui que estão se doando para o evento; desde a montagem das barracas, churrasqueiras e equipamentos necessários. Um trabalho que já dura vários dias, o que mostra o interesse e o apreço de todos os envolvidos para que pudéssemos fortalecer a cadeia produtiva em Rondônia ”, destaca.

Tambaquis foram assados no Estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

 

Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, a parceria para a realização do Festival foi essencial. “Para nós é uma satisfação imensa, pois além dos recursos do evento colaborar às organizações sociais, tem por objetivo divulgar esta preciosa iguaria da região amazônica para o Brasil e todo mundo, buscando novos mercados e consolidando o consumo do tambaqui que é muito importante ao Estado”, enfatiza.

 

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia (Basa), e as empresas: Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Pescados do Vale, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.


Importância do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia” é pontuada durante coletiva de imprensa

Vice-governador, José Jodan, enfatizou a importância de todos os setores visando a realização do festival

O Governo de Rondônia realizou na manhã deste domingo (19), uma coletiva de imprensa para destacar pontos importantes para a 2° edição do “Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, que visa promover, divulgar e incentivar o consumo do tambaqui dentro e fora do Estado, além de abrir novos mercados e gerar novas oportunidades de negócios.

O evento contou com a visita ilustre do secretário Nacional de Agricultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que destacou a importância do Festival, inclusive, garantindo a oportunidade para que o brasileiro experimente da culinária tão marcante de Rondônia. “Outra pontuação que influencia de maneira positiva, além do consumidor, é a isenção do PIS/COFINS da ração do peixe, que para os produtores é de grande valia. Ainda é uma ação que depende da aprovação de senadores e deputados, porém já está em andamento”, disse.

Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe é de extrema importância

O secretário de Estado da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, destacou que “um Festival não se faz sozinho. Foram mais de 1.000 colaboradores para a realização desse grande evento”.

O vice-governador, José Jodan, agradeceu a todos os setores que possibilitaram o desenvolvimento do setor e a realização do Festival. Também agradeceu ao Jorge Seif pela parceria e apoio para o avanço do consumo do tambaqui em todo o Brasil.

O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luciano Brandão, comentou que “o fortalecimento da cadeia psíquica é de extrema importância com a assistência técnica, levando tecnologia para os produtores da pequena propriedade, para que assim a população tenha peixe saudável”.

Secretário Nacional de Agricultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, prestigiou evento em Rondônia

 

O superintendente  Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Sérgio Gonçalves, pontuou que “o Festival e as próximas ações envolvendo o tambaqui, são para garantir que o peixe esteja disponível em todos os supermercados do Brasil, rumo à consolidação do produto”.

 

TAMBAQUI NA ECONOMIA

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Daniel Pereira, esclareceu que “o brasileiro não tem o hábito de comer peixe da Amazônia. Por isso, promover esse Festival para fora do Estado, é uma visibilidade enorme para o consumo fora daqui. Quem não conhece o tambaqui, basta mostrar a primeira vez que já conquista o consumidor”, finalizou.

Dados do Ministério da Economia mostram que, de janeiro a julho de 2021, Rondônia já exportou para o Peru e Bolívia mais 120 toneladas de tambaqui a estes países, contabilizando mais de U$ 280 mil dólares.


Secom – Governo de Rondônia

[print-me]

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Ruas do Bairro Vista Alegre em Cacoal são contempladas com asfalto

Img 20200521 Wa0106
Assinada na tarde desta quinta-feira 21, no Bairro Vista Alegre, a Ordem de Serviços para Pavimentação asfáltica das Ruas José Américo, Guimarães Rosa e...

Bairro Santo Antônio recebe pavimentação, drenagem e esgoto sanitário

Img 20200521 Wa0098
Seguindo cronograma de ações da Prefeitura de Cacoal, que visam oferecer benefício de toda a população, estão incluídos os serviços de drenagem, esgoto sanitário,...

Acir Gurgacz destina 4,5 milhões para investimentos em áreas estratégicas para...

Dd1c4068 3554 4eff 8b8d 3af884aaa6fe
O senador Acir Gurgacz destinou recursos de emenda parlamentar individual para serem investidos nas áreas da saúde, infraestrutura, aquisição de equipamentos hospitalares e maquinários,...

Mulher de 80 anos viraliza após flagra trabalhando como caminhoneira

Mary Bass, mais conhecida como Candy, está há meia década trabalhando nas estradas Google News - Metrópoles Reprodução/Facebook Mary Bass, 80 anos, viralizou nas redes sociais nessa semana...

Mulher de 80 anos viraliza após flagra trabalhando como caminhoneira

Mary Bass, mais conhecida como Candy, está há meia década trabalhando nas estradas Google News - Metrópoles Reprodução/Facebook Mary Bass, 80 anos, viralizou nas redes sociais nessa semana...

Alcolumbre reajusta em até 65% cota de senadores

Ato foi assinado por Alcolumbre nessa sexta-feira (28/2), em plena véspera de feriado de Carnaval Além de ter criado um penduricalho para os servidores de...

Internacional vira no 2º tempo, vence o Caxias e vai pegar o Grêmio na final do Gaúcho

  O Campeonato Gaúcho de 2025 terá Gre-Nal na final. Na noite deste sábado, o Internacional venceu o Caxias de virada, por 3 a 1,...

Bruno Henrique decide, e Flamengo vence o Vasco no jogo de ida da semifinal do Carioca

Foto: Paula Reis/Flamengo O Flamengo saiu na frente e ampliou a vantagem contra o Vasco na semifinal do Campeonato Carioca. Neste sábado, o Rubro-Negro venceu...

Com dois gols de Estêvão, Palmeiras vence o São Bernardo e avança à semifinal do Campeonato Paulista

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras) Na noite deste sábado, o Palmeiras garantiu a classificação à semifinal do Campeonato Paulista. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira venceu o...