O DIA 22 DE FEVEREIRO NA HISTÓRIA
22.2.2025 – BOM DIA!
Lúcio Albuquerque
69 – 99910 8325
RONDÔNIA
1923 – Os 99 votos da seção única (PVh) foram para o candidato ao senado Alexandre Barbosa Lima (Partido Republicano Amazonense), pleito presidido pelo juiz Artur Virgílio do Carmo Ribeiro.
1923 – Sem confetes, nem lança-perfume, ainda assim o carnaval de Guajará-Mirim teve muita animação e concurso de fantasias.
1981 – “Só sonegador de impostos é contra a criação do Estado”, disse o governador Jorge Teixeira, irritado com empresários contrários ao projeto.
1985 – O governo quer ouvir todos os segmentos políticos, para compor uma agenda no interesse maior de Rondônia, disse o novo secretário da Seplan José Laerte de Araujo.
1991 – Chancelado pela Academia de Letras de Rondônia, a professora Sandra Castiel lança o livro “Raízes de Rondônia”, para “despertar nos jovens o respeito pelos valores culturais”.
HOJE É
Dia do Auxiliar de Serviços Gerais. Dia da Criação do IBAMA. Dia Mundial do Pensamento. Dia Internacional do Maçom.
BRASIL
1939 – Petróleo jorra pela 1ª vez no Brasil, em Lobato, na Bahia.
MUNDO
1997 – O mundo conhece a ovelha Dolly, a 1ª clonagem bem sucedida de um mamífero. 1857 – Nasce Baden-Powell (+ 1941) fundador do Movimento Escoteiro.
FATO DO DIA
NÃO IA DAR CERTO
“Não vai dar certo” (*). Em 1977 ouvi muita gente repetindo o bordão quando da discussão de criação de e novos municípios, então distritos, na BR-364 e, mais ainda, quando o assunto foi a criação do próprio Estado.
Inicialmente, logo após uma reunião em Ouro Preto com o governador Humberto Guedes e presença do ministro Rongel Reis, do Interior, quando foram definidos só os de Vila Rondônia (Ji-Paraná), Pimenta Bueno, Vilhena e Cacoal.
Pouco antes o governador Humberto Guedes realizou uma consulta popular com os moradores da vila velha, conhecida por “Vila Papagaio” ou “Vila Rondon” e 100% dos votantes foram a favor da criação.
A inclusão de Ariquemes foi uma decisão do ministro, após uma visita a Ariquemes. No avião ele anunciou que a localidade também seria incluída no projeto, o que teria obrigado o setor de Planejamento do Território a agilizar o mínimo necessário.
(*) “Oh céus, oh vida….isso não vai dar certo”, bordão do personagem Hardy, de desenho animado “Lippy e Hardy”. E deu
F – Desfile da Independência em Ariquemes, 1981