Por Geraldo Gabliel
Geh Latinus, valendo-se de sua expertise na Internet – e, neste momento, nem usou recursos de IA – faz um tour, navegando no Google pelos desertos do Planeta Terra à procura de flores naturais em desertos.
Formigavam-lhe os dedos de tanto dedilhar o seu teclado, (poderia apenas dizer: OK Google! E pela voz perguntar o que quisesse) e já estava vesgo de tanto ver desertos na tela do seu ecrã. Do Saara ao Gobi, nada de flores em deserto. De repente: – Eureka! Flores brancas e violetas, as mais lindas da terra, ou melhor, do deserto, foram encontradas no Deserto de Atacama, no Chile. Único deserto que, periodicamente, se torna um jardim florido, encantador – e são plantas e flores também únicas, não encontradas em nenhum outro lugar do Planeta. Aliás, ali no Atacama, você vai encontrar gêiseres, vulcões, lagoas e salinas, apesar de ser o deserto mais seco e, mais alto do mundo, em destaque – as flores estão ali!
Cuidado com a Infodemia! – alguém sussurrou no seu ouvido… pois, quando se buscam respostas às nossas inquietações, entramos pelo caminho das dúvidas, de onde sempre flui um mar de outras tantas milhares de perguntas – às vezes, irrespondíveis, ou de eternas divergências… (Além da Idade dos Porquês).
As dívidas, ou melhor, as dúvidas – desculpe-me, as duas me perturbam… O quê mesmo que eu queria dizer?! Ah! Lendo aqui sobre a dúvida metódica de Descartes: “Penso, logo existo [?]”- (A dúvida não é ausência de conhecimento. É antes de tudo, uma inquietação que quer ser apaziguada…) Nesta busca de conhecer o mundo e a realidade em que se vive, René Descartes apresenta o Gênio Maligno – um ente que coloca na cabeça do filósofo pensamentos evidentes, mas falsos (Wikipedia). Mentiras, falsidades, estariam continuamente a trabalhar em sua cabeça para criar ilusões. Isso me lembrou de Demiurgo! Mas o que isso tem a ver com um deserto florido? Beber água destilada? Viver às margens do Orinoco? – Seriam dúvidas metódicas, metafóricas, metafísicas, hiperbólicas, parabólicas ou, melancólicas mesmo? Coisas confusas da cabeça de Matteo Lévi. Teria razões? Estaria politicamente correto?
Quanto a água destilada, sim, ela pode ser consumida por humanos, mas o seu uso deve ser avaliado com cautela, pois apesar de ser obtida por um processo mecânico de destilação que remove microrganismos, bactérias, protozoários e contaminantes químicos, não deve substituir a água mineral que é fonte de minerais essenciais para o organismo humano. Nada errático!
Você sabe destilar a água em casa? Se você não sabe, o seu aparelho de ar condicionado em sua casa ou no seu escritório o sabe. Veja lá quanta água destilada ele libera cada dia enquanto refresca a sua casa ou o seu ambiente de trabalho (aproveite pra molhar suas plantas de jardim do seu deserto interno).
Agora sim, Geh Latinus recorre a AI Overview – uma ferramenta do Google que utiliza inteligência artificial para fornecer respostas a pesquisas. Ferramenta capaz de compilar informações da web para oferecer respostas completas e precisas, em vez de uma lista de links. E então busca: “Onde se localiza o Orinoco?”. Para cuja pergunta, a merecida resposta: – Rio Orinoco – se localiza na Venezuela. Sendo um dos principais rios da América do Sul, e tem a terceira maior bacia hidrográfica neste continente, cobrindo uma área de 948.000 km². É o principal rio da Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2.740 km. […] A sua nascente é na serra Parima, no sul da Venezuela, próximo da fronteira do Brasil, a uma altitude de 1.047 m.
Afinal, qual era a verdade de Matteo, o primeiro amigo a mandar suas “notícias” ao colunista desta série de artigos?
Matteo Lévi – um trotamundo inveterado – estava em excursão, (ou em fuga?), pelo Chile de Boric, no Deserto do Atacama. A água que bebeu não era destilada (e se o fosse, a água destilada, por si só, não lhe causaria mal algum) e, finalmente, se entende que o amigo morava na Venezuela – e, embora não estivesse em casa por ocasião do periélio de nosso planeta Terra na primeira semana deste ano de 2025, estava preocupado e abatido com as tribulações de seu povo, que navega pacífico pelo Rio Orinoco, dominado pelo chavista ilegítimo no governo do seu país. Dúvidas e, muitas dívidas, à vista! Enquanto isso…
Indo ao Chile, pergunte pela Evy Alves.
A sina do Ladino!
https://pisa.tur.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-deserto-do-atacama/