quinta-feira, maio 22, 2025

22 de maio de 2025 - [email protected] - Email: [email protected]


Estudo mostra como a gravidez remodela o cérebro e o prepara para a maternidade

“Não é que o cérebro feminino seja um mistério, mas a ciência nunca deu a devida atenção à experiência da mulher”, afirma. 

Por Redação Epoch Times Brasil – A gestação é um processo que vai além da transformação do corpo – ela ativa uma revolução silenciosa no cérebro.

Estudos recentes apontam que, enquanto o corpo se adapta fisicamente à gravidez, a mente passa por uma reconfiguração tão profunda quanto invisível, preparando a mulher para o desafio que é a maternidade.

Em um estudo inovador, a neurocientista Elizabeth R. Chrastil, professora da Universidade da Califórnia, se propôs a estudar sua própria gestação como um experimento científico.

Aos 38 anos, depois de um processo de fertilização in vitro, ela decidiu ser a protagonista dessa jornada única.

Durante dois anos, ela passou por 26 ressonâncias magnéticas e exames que revelaram algo fascinante: o cérebro de uma mulher grávida sofre uma metamorfose visível, ainda que imperceptível aos olhos nus.

À primeira vista, os resultados podem parecer contraditórios. A massa cinzenta e a espessura cortical diminuem nas áreas responsáveis pela cognição e interação social.

Mas, ao mesmo tempo, outras estruturas do cérebro se reconfiguram, aumentando a microestrutura da substância branca e o volume do líquido cefalorraquidiano.

Essa aparente “diminuição” não é perda – é uma adaptação cerebral que torna a mente mais ágil, focada nas necessidades emocionais e sociais da maternidade.

Emily Jacobs, a neurocientista responsável pela pesquisa, ressalta um ponto fundamental: a ciência sobre a saúde feminina ainda está engatinhando.

“Não é que o cérebro feminino seja um mistério, mas a ciência nunca deu a devida atenção à experiência da mulher”, afirma.

Esse estudo é apenas um vislumbre do que está por vir, revelando um lado da biologia humana que, até então, permanecia esquecido nas entrelinhas da pesquisa médica.

A maior surpresa, no entanto, foi perceber que as mudanças não desaparecem com o nascimento da criança.

Enquanto algumas alterações cerebrais se restabelecem após o parto, outras persistem por até dois anos.

E o impacto dessas transformações? É três vezes mais intenso do que em mulheres que não engravidaram, sugerindo uma adaptação mais profunda do cérebro à maternidade.

Mais do que um fenômeno biológico, essas mudanças têm implicações diretas para a saúde mental.

Especialistas como Jodi Pawluski, neurocientista da França, destacam que entender essa reorganização cerebral pode ser crucial para prevenir distúrbios como a depressão pós-parto.

O Projeto Cérebro Materno, uma iniciativa global apoiada pela Chan Zuckerberg Initiative, promete expandir essa pesquisa, envolvendo participantes em diversos países.

Com isso, a expectativa é que as descobertas se multipliquem, aprofundando o entendimento sobre como a gestação não só muda o corpo, mas redesenha a própria essência do ser.

O cérebro feminino, longe de ser um enigma, se revela como um órgão em constante transformação, moldado pela experiência única da gestação.


[print-me]

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Ruas do Bairro Vista Alegre em Cacoal são contempladas com asfalto

Img 20200521 Wa0106
Assinada na tarde desta quinta-feira 21, no Bairro Vista Alegre, a Ordem de Serviços para Pavimentação asfáltica das Ruas José Américo, Guimarães Rosa e...

Bairro Santo Antônio recebe pavimentação, drenagem e esgoto sanitário

Img 20200521 Wa0098
Seguindo cronograma de ações da Prefeitura de Cacoal, que visam oferecer benefício de toda a população, estão incluídos os serviços de drenagem, esgoto sanitário,...

Acir Gurgacz destina 4,5 milhões para investimentos em áreas estratégicas para...

Dd1c4068 3554 4eff 8b8d 3af884aaa6fe
O senador Acir Gurgacz destinou recursos de emenda parlamentar individual para serem investidos nas áreas da saúde, infraestrutura, aquisição de equipamentos hospitalares e maquinários,...

Mulher de 80 anos viraliza após flagra trabalhando como caminhoneira

Mary Bass, mais conhecida como Candy, está há meia década trabalhando nas estradas Google News - Metrópoles Reprodução/Facebook Mary Bass, 80 anos, viralizou nas redes sociais nessa semana...

Mulher de 80 anos viraliza após flagra trabalhando como caminhoneira

Mary Bass, mais conhecida como Candy, está há meia década trabalhando nas estradas Google News - Metrópoles Reprodução/Facebook Mary Bass, 80 anos, viralizou nas redes sociais nessa semana...

Alcolumbre reajusta em até 65% cota de senadores

Ato foi assinado por Alcolumbre nessa sexta-feira (28/2), em plena véspera de feriado de Carnaval Além de ter criado um penduricalho para os servidores de...

Internacional vira no 2º tempo, vence o Caxias e vai pegar o Grêmio na final do Gaúcho

  O Campeonato Gaúcho de 2025 terá Gre-Nal na final. Na noite deste sábado, o Internacional venceu o Caxias de virada, por 3 a 1,...

Bruno Henrique decide, e Flamengo vence o Vasco no jogo de ida da semifinal do Carioca

Foto: Paula Reis/Flamengo O Flamengo saiu na frente e ampliou a vantagem contra o Vasco na semifinal do Campeonato Carioca. Neste sábado, o Rubro-Negro venceu...

Com dois gols de Estêvão, Palmeiras vence o São Bernardo e avança à semifinal do Campeonato Paulista

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras) Na noite deste sábado, o Palmeiras garantiu a classificação à semifinal do Campeonato Paulista. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira venceu o...