
TENSÃO
Quase 400 alunos de um colégio da rede municipal de ensino de Porto Velho vivem em perigo constante ao chegar e sair da escola diariamente.
TENSÃO 2
Eles são da Escola Municipal de Ensino Fundamental Belezas do Buriti, localizada na rua Antônio Maria Valença, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte.


AVISO
Embora haja sinalização e faixa de pedestre na via, a maioria dos motoristas cruza pela rua em velocidade acima da permitida, mesmo sabendo que o local tem trânsito intenso de crianças em horário de pico.

SINALIZAÇÃO
Ano passado, de tanto a comunidade pedir, a prefeitura reforçou a sinalização e instalou duas lombadas, com elevação significativa que realmente obriga os motoristas a reduzir velocidade quando passa pelo local.
BURRICE
Agora vejam o tamanho da asneira. As lombadas foram instaladas na rua Mestre Gabriel, que fica atrás do colégio. A via é tão monótona que nem cachorro se vê circulando pelas imediações.

BURRICE 2
Acho que nem mesmo mestre Gabriel, que dá nome a rua e foi o descobridor da Hoasca, uma bebida alucinógena, cometeria tamanha asneira ao desconsiderar o óbvio.

SUPER PREFEITO
Como Léo Moraes já demonstrou ter força descomunal para retirar com facilidade placas de sinalização encravadas nas ruas, que o faça com as ditas lombadas.

SUPER PREFEITO 2
Que elas sejam retiradas do local onde pouco colaboram para a segurança e ocupem o lugar onde verdadeiramente vão proteger a vida de adultos e, principalmente, crianças inocentes, que costumam sair correndo do colégio tão logo são liberadas.
SUPER PREFEITO 3
Aliás, eu fiz um vídeo no local e mandei para o prefeito Léo Moraes. Não me respondeu nada, mas também nem precisa, desde que tome iniciativa e faça o que deve ser feito.
SUPER PREFEITO 4
Tenho certeza que seus likes serão significativos nas redes sociais, caso ele venha, mais uma vez, a usar seus super poderes e resolver o problema da escola.
COMPROVAÇÃO
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) disse que precisa de provas sobre a denúncia de possíveis práticas anticompetitivas de companhias aéreas em Rondônia.
COMPROVAÇÃO 2
O órgão informou que a comprovação de cartel exige confirmação de registros de reuniões e trocas de mensagens entre as empresas.
AUXÍLIO
O Escudo Coletivo, que luta para barrar as arbitrariedades, vai trabalhar para o avanço da investigação junto ao CADE. Já foram apresentadas práticas anticoncorrenciais, incluindo a diminuição injustificada de voos, concentração de mercado e imposição de preços elevados e “tabelados” aos consumidores da região.
APONTAMENTO
O CADE destacou que, embora o aumento de preços possa ser um indício de infração à ordem econômica, ele não configura, por si só, uma prática anticompetitiva, a menos que seja decorrente de abuso de poder de mercado ou cartel.
SEM ELEMENTOS
Dessa forma, o CADE afirmou não haver elementos suficientes para caracterizar a infração apenas com base no preço das passagens.
RECONHECIMENTO
Por outro lado, o órgão reconheceu a gravidade das denúncias sobre uma possível prática de cartel e afirmou que a comprovação desse tipo de conduta exige elementos concretos. Um deles seriam os preços idênticos entre companhias concorrentes para os mesmos dias e horários.
APOIO
O CADE permitiu ao Escudo Coletivo participar e contribuir com informações adicionais no andamento do processo. Com isso, a entidade poderá apresentar novos documentos e provas que auxiliem na investigação, reforçando a importância do papel da sociedade civil na defesa dos consumidores.
APOIO 2
Os direitos dos passageiros rondonienses serão defendidos. Os cidadãos que possuam qualquer informação relevante sobre supostas irregularidades são incentivados a encaminhar provas.
MATERIALIDADE
O advogado Gabriel Tomasete, disse que a expectativa agora é que, com a participação da entidade, o processo no CADE possa avançar com maior embasamento e, caso necessário, resultar em medidas para corrigir eventuais distorções no mercado aéreo da região.
CONTATO
Quem tiver registros ou provas que apontem para irregularidades deve entrar em contato com o Escudo Coletivo, pelo e-mail [email protected], que levará as informações ao CADE e seguirá na luta pelo fim do isolamento aéreo de Rondônia.
FRASE
A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.