
TRISTEZA
Ainda é muito recente na lembrança das pessoas, a morte estúpida e prematura de quatro operários que trabalhavam em uma estrutura metálica que seria usada nos festejos de ano novo em nossa cidade.
TRISTEZA 2
Os profissionais foram eletrocutados ao tentar movimentar um andaime que estava perto da fiação de energia. O choque elétrico foi fulminante.
TRISTEZA 3
Quatro trabalhadores morreram na hora e um foi socorrido ao hospital. Após o acidente fatal, a organização do evento decidiu cancelar a festa em respeito às vítimas.
PREVENÇÃO
Com a chegada do Carnaval – época em que diversas estruturas e trios elétricos se aproximam demais da rede elétrica – a Energisa resolveu se antecipar para evitar eventuais acidentes.

ENCONTRO
Foi realizado na sede da empresa, o “I Encontro de Segurança para Empresas de Eventos” de Porto Velho. O evento abordou riscos elétricos durante montagem de estruturas e trios elétricos, com foco na prevenção de acidentes e proteção de vidas.
PARTICIPANTES
Estiveram reunidos profissionais do setor, responsáveis pela organização e montagem de estruturas para shows, casamentos e eventos carnavalescos.

ORIENTAÇÃO
Os profissionais foram orientados sobre os riscos associados à rede elétrica durante a execução de eventos, como choques elétricos e incêndios.
APROXIMAÇÃO
Caio Ramos, coordenador de segurança da Energisa, disse que a iniciativa também busca estreitar os laços com as empresas do setor, fornecendo informações essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores e do público.

RISCOS ELÉTRICOS EM EVENTOS
Durante o workshop, foram destacados os principais perigos relacionados à rede elétrica. A proximidade de estruturas metálicas, como andaimes e trios elétricos, com os cabos de energia pode resultar em acidentes fatais.
“NORMAL”
Caio Ramos alertou sobre a prática comum de levantar manualmente os cabos para permitir a passagem de trios elétricos. O manuseio dos cabos oferece um risco gravíssimo. Além disso, materiais como serpentinas metálicas e sprays inflamáveis podem causar curtos-circuitos e incêndios.
PROTEÇÃO
Luciano Claudino, gerente de execução de eventos da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), enfatizou a necessidade de unir cultura e segurança para garantir a proteção de todos os envolvidos nos festejos.
ESCLARECIMENTOS
Ele disse que o workshop foi muito importante e esclarecedor para a Funcultural, que dá suporte e apoio aos blocos, bandas e a toda a estrutura do Carnaval.
DADOS
Rondônia é um dos estados com maior número de acidentes envolvendo a rede elétrica. Entre 2019 e 2025, foram registrados 43 óbitos apenas na área atendida pela Energisa.
DADOS 2
Em 2024, houve 13 mortes relacionadas à rede elétrica, incluindo casos na construção civil e área rural. Este ano, já foram contabilizados 03 óbitos, além de outros acidentes que não resultaram em mortes.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Em caso de necessidade de alteração na altura da rede elétrica, a Energisa informa que é essencial entrar em contato com a distribuidora para realizar um remanejamento seguro, com custos atribuídos ao solicitante.
REFORÇO
A Energisa reforçou a importância de não intervir nas redes sem autorização, uma prática que pode levar a acidentes graves e até mesmo a multas por ligações clandestinas.
MONITORAMENTO
A Energisa destacou que intensificará o monitoramento de ligações clandestinas durante o Carnaval, prática considerada crime e que causa prejuízos significativos. Em 2024, a empresa recuperou 80 gigawatts de energia furtada, volume suficiente para abastecer 320 mil residências por um mês, com prejuízos estimados em R$ 400 milhões.
OPINIÃO
Estão de parabéns a Energisa, pela iniciativa, a Funcultural e as empresas que participaram do evento, preocupadas com a segurança.
OPINIÃO 2
É de fundamental importância haver a conscientização dos riscos que existem em manusear ou encostar na rede elétrica, sem os devidos cuidados e equipamentos apropriados.
OPINIÃO 3
É preciso acabar com a banalização que existe de que qualquer pessoa pode fazer ligação clandestina ou “puxar fio” da rede alta e de baixa tensão, sem correr risco de morrer.
FRASE
Existe um tempo para ousadia e um tempo para cautela, e o homem sábio sabe o momento de cada um deles.