2º Amigo: PAUL KEROZ
6690 – Arctic Pole Point 0
Siberian Square RU
Dio Santo! Desta vez Geh Latinus vai pirar o cabeção. A segunda carta que recebe de um de seus 7 amigos vem do Polo Norte – e as verdades de Keroz, alías, suas verdades relativas, vão requerer a ajuda dos “universitários de plantão”.
Começando pela informação de que o seu amigo estava construindo uma casa. Não sei se “era uma casa muito engraçada, que não tinha teto, não tinha nada” – mas no mínimo curiosa – pois, casa quadrada, com quatro paredes externas, tendo em cada parede uma janela – até aí tudo parece normal, dentro dos conformes da Engenharia, mas – “todas e cada uma das janelas voltadas para o Sul do Globo Terrestre” – isso é possível Arnaldo? Quem me explica isso…?
Bora recorrer ao Atlas e amigos geógrafos e físicos. A gente precisa entender isso. Sugestão: – Imagina o globo terrestre como sendo uma laranja loira e que sendo traçadas nela linhas paralelas horizontais e linhas verticais circundantes e convergentes no umbigo da laranja e também no ponto onde esteve o cabinho da fruta (meridianos e paralelos). Escreva acima N e abaixo S – e, você já sabe o que é isso. Oh! Assim teremos uma representação de dois polos – o Polo Sul e o Polo Norte. Considerando que Keroz teria feito referência à presença de urso polar em seu habitat – bem ao redor de sua casa – Latinus deduz que o seu amigo esteja no Polo Ártico, aliás, o seu endereço no envelope já o dizia – pura distração!
E então, volte a observar a laranja e verá que é plenamente possível que uma casa quadrada construída no ponto 0 do Polo Norte Geográfico teria, obviamente, cada uma de suas janelas voltada para o sul do Planeta. Quem duvidar vai lá e faz a prova. (ou seria no Polo Magnético?) Mate a cobra!
Curioso Latinus recorre ao AI Overview: “A que país pertence o ponto 0 do Polo Norte Geográfico do Planeta Terra?” A princípio, não se obteve uma resposta objetiva – apenas que o Polo Geográfico – localizado entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte (isso me lembra um endereço postal citado acima) – tem abrangência entre EUA, Canadá, Rússia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia (nem todos mui amigos!). A saber: – é geográfico porque trata-se de uma área da superfície terrestre estabelecida pelo eixo da rotação da Terra, enquanto o polo magnético é uma zona do planeta em que o magnetismo é mais intenso – ele se move, e hoje, localiza-se na Rússia. E, você sabia? não coincide exatamente com a localização do polo geográfico que não possui longitude, tendo em vista que há convergência de todos os seus meridianos. E é por lá que acontece o Sol da Meia Noite entre os meses de abril a setembro – haja sombra! Ah! Se for possível alguém construir uma casa no Oceano Ártico… pense nisso! (o norte verdadeiro).
A outra informação intrigante de Keroz: – Disse que ali estaria livre das ações das Forças de Coriolis, que assustavam muita gente com o seu rodopiar de ventos girando no sentido dos ponteiros do relógio. Ufa! Que força é essa? Que vento é esse? É coisa natural, ou um túnel de vento gigante desenvolvido pela engenharia chinesa? Bora saber!
O efeito Coriolis é um fenômeno físico natural cuja força inercial atua sobre corpos em movimento – marés, navegação – em relação a um sistema girante do Planeta Terra. Apresenta uma força fictícia para quem está num sistema acelerado, mas não existe para quem está num sistema fixo. Assim, os ventos – massa de ar em movimento – rodopia em sentidos opostos nos hemisférios norte e sul do Globo Terrestre.
Considerando que o efeito Coriolis é máximo nos polos e nulo no equador, PK se engana, ou por alguma razão, não nota os efeitos deste fenômeno natural na dinâmica dos ventos, pois, estava, exatamente no “olho do furação” ou próximo dele. Portanto, nem ele, nem “muita gente” estariam imunes a tais forças e rajadas de vento que, aliás, realmente giram no sentido horário, isto é, no sentido dos ponteiros do relógio (analógico, não é mesmo?).
Falando em verdade ou equivoco (intelectual não mente, apenas comete equívocos)… Paul Keroz não conseguiria construir a tal casa quadrada no polo geográfico porque neste ponto exato está o Oceano Ártico – sem terra firme. Ou teria ele construído sobre o gelo? Algo parecido com um iglu.
Curiosidade: Ártico vem do grego Aktos que significa Urso (à vista da estrela polar próxima das constelações Ursa Maior e Ursa Menor). Se não sabia, pergunte a um Inuit!
Geh Latinus, ao interpretar os enigmas da carta do seu amigo, num ímpeto de sensus plenior passou a refletir e prognosticar sobre a geopolítica global contemporânea. Lembrou-se, inclusive, das previsões dos Simpsons sobre os fatos marcantes que estão sendo trazidos aos ventos da História sob os nosso olhos:
– Com um bye bye Bret caiu a casa da cultura Woke na América;
– Winner-take-all – como um xeque-mate, vira o jogo no país do tio Sam; e
– Vox Populi – A voz do povo retorna o cetro do seu líder MAGA – adaequatio rei et intellectus. (Truth is the matching of thing and intellect).
Quanto a mim, seguindo as ondaX da Web, só recomendo ao Brasil uma PARADA INOPINADA na Casa Branca… Um tsunami de Liberdade! Vai Michelle…
Até já!
P.S.: Quanto à física aplicada à Força de Corioli e/ou Efeitos de Eötvös perguntem à @edna.
*Adaequatio rei et intellectus é uma expressão latina que significa “a verdade é a adequação da coisa com o intelecto”. É uma máxima epistemológica medieval que define a verdade como uma conformidade.