Município registrou vários alagamentos e rios continuam subindo
O município de Cacoal vem sofrendo com as chuvas que caem nas últimas 24 horas.
Os rios que cortam a cidade estão transbordando e o sistema de escoamento de águas pluviais não está conseguindo dar vazão em alguns locais e com isso casas chegaram a ser invadidas pelas águas.
Na manhã desta sexta, 14, moradores do bairro Brizon acordaram com as águas entrando nas casas. Pelo menos três residências foram afetadas e a água chegou a 30cm, conforme mostraram vídeos e fotos feitas pelos moradores.
De acordo com os moradores do bairro existe até um processo no Ministério Público sobre a falha no sistema de escoamento da região. As manilhas usadas eram menores que o previsto no projeto de 2019, logo a vazão das águas não serão eficientes causando o acúmulo nas ruas e casas são invadidas.
Outro ponto que o sistema de escoamento pluvial falhou foi na Avenida Amazonas onde moradores registraram nas primeiras horas da manhã a rua tomada pelas águas e veículos com dificuldade de transitar.
O prefeito do município, Adailton Furia, fez um pronunciamento onde afirmou que a prefeitura irá verificar este fato no bairro, já que existe um problema no projeto inicial.
Os rios Riozinho, Machado, Pirarara, Salgadinho e Rio das Pedras saíram da caixa e estão trazendo transtorno para a população. No bairro Riozinho, o rio, que tem o mesmo nome do bairro, transbordou e chegou nesta sexta-feira a 3,8m faltando pouco para atingir a ponte da BR-364, principal rota de entrada em Cacoal de quem vem por Pimenta Bueno.
Casas no Riozinho estão com água em seus quintais e algumas pessoas já saíram das residências com receio de que as águas subam mais.
Nos bairros Industrial, Liberdade e Santo Antônio a situação também é crítica. O Rio Machado passou da marca dos 10 metros invadindo quintais e ruas. Bares e restaurantes que ficam próximos do rio foram atingidos e proprietários tiveram de retirar moveis e equipamentos para não serem danificados.
Na região central do município o Rio Salgadinho passou por cima da ponte no bairro Jardim Saúde. Esta via está interditada até a normalização da situação. Já na avenida Blumenal, que liga o bairro Princesa Isabel ao INCRA, o Rio Pirarara estava próximo de transbordar, chegando a 20cm do asfalto da cabeceira da ponte.
No Cinturão Verde o Rio das Pedras transbordou e trouxe preocupações para a população do local pois se tem o risco de avarias nas pontes devido o grande volume de água que está forçando a estrutura.
Nas linhas em vários pontos os igarapés e similares também encheram e passaram por cima da estrada danificando a estrutura da via. A Linha 10, por exemplo, próximo ao ponto turístico do Cristo Redentor, a estrada amanheceu intransitável pelo segundo dia consecutivo.
ESCOLAS E TRANSPORTE ESCOLAR
Por volta das 06h30 as escolas municipais comunicaram aos pais da suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino. Também comunicaram que o transporte de alunos pelos ônibus estava suspenso devido as chuvas e os danos nas estradas e a possibilidade de enchentes.
A rede estadual de ensino também comunicou aos pais logo pela manhã que as aulas seriam normais no período da matutino, com exceção das escolas na área rural que tiveram a suspensão das aulas. Entretanto, as escolas da área urbana teriam aulas com flexibilização para que os alunos impedidos de chegar na escola não fossem prejudicados.
Em Cacoal existe uma parceria do estado com o município onde o transporte escolar é feito em conjunto, mas, com a suspensão da rota dos ônibus, muitos alunos não conseguiriam chegar nas escolas.
Já no início da tarde a rede de ensino estadual comunicou que a suspensão das aulas no período vespertino em toda a cidade seria realizado. A escola Maria Aurora do Nascimento, localizada no bairro Liberdade, seria a única aberta pois estariam efetuando o trabalho de cuidar de crianças cujos os pais estariam trabalhando na retirada de pertences nas casas ameaçadas pela cheia do Rio Machado.
DEFESA CIVIL E BOMBEIROS
Agentes da Defesa Civil e a brigada do corpo de Bombeiros de cacoal estão de prontidão paa quaisquer situações em que devam auxiliar a população. Os telefones de contato com estas instituições são:
Defesa Civil: 3443-8002
Bombeiros: 193 ou whatsapp: 69 99931-0272
(Texto: Marcelo Nery – Fotos: Redes sociais)