quinta-feira, maio 22, 2025

22 de maio de 2025 - [email protected] - Email: [email protected]


Coluna BOCA MALDITA – VIOLÊNCIA EXTREMA

 

VIOLÊNCIA EXTREMA

O estado de Rondônia vive dias de muita tensão nesse início de ano. Na capital do estado, a população está em pânico com a onda de violência em determinados locais da cidade. Na semana passada, um policial militar foi executado e o crime é atribuído a facções que teriam o domínio de setores como o Orgulho do Madeira e Morar Melhor, conjuntos residenciais que são conhecidos por abrigarem diversos indivíduos acusados de fazerem parte de grupos criminosos. Após a morte do policial, houve uma série de outras mortes de pessoas que a polícia considera bandidos perigosos. O governo do estado pediu ajuda ao Ministério da Justiça e as tropas da Força Nacional foram designadas pelo ministro Ricardo Lewandowski para garantir a segurança e proteção da população. Em uma ação que aparenta retaliação, os criminosos incendiaram mais de 20 ônibus em diversos pontos de Porto-Velho, causando terror e levando medo até mesmo nos distritos.

 

ESTRANHA HISTÓRIA

Esta semana alguns integrantes do crime organizado em Porto-Velho entraram em contato com a Comissão de Direitos Humanos e se colocaram à disposição da Polícia Civil para serem presos. Eles são acusados de praticar diversos crimes graves e, segundo alguns veículos de imprensa, seriam chefes de facções na capital. Um dos elementos declarou, ao ser preso, que não praticou nenhum crime, mas que teme ser morto por outros bandidos e sente-se mais seguro estando preso. É pouco provável que as autoridades policiais acreditem nessa história de bandidos procurarem a polícia para se entregar. Este não é o perfil de bandidos que sejam parte das facções citadas pela imprensa e pela polícia. A conduta mais comum entre eles é de enfrentar as forças policiais, inclusive utilizando forte armamento. As pessoas que se entregaram à polícia podem realmente fazer parte de facções, mas dificilmente ocupam posição de destaque entre os líderes. Esses fatos exigem uma investigação mais detalhada.

 

NOVOS SECRETÁRIOS

Nos últimos dias, as conversas sobre mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Cacoal têm sido intensas. Claro que não há nenhuma confirmação, mas já se comenta nos bastidores que o advogado José Silva será o novo Procurador Geral do Município e que o ex-vereador Luís Fritz assumirá a Secretaria de Obras ou Meio Ambiente da Capital do Café. Outros nomes também são cogitados para serem secretários, inclusive o nome do vice-prefeito Tony Pablo, mas oficialmente não há nenhuma informação sobre tais fatos. No caso do Dr. José Silva, ele possui uma forte relação de amizade com o prefeito de Cacoal e também com o vice-prefeito, Tony Pablo. Além disso, possui experiência no setor de procuradoria municipal e não seria nenhuma surpresa a escolha do seu nome para a pasta. Nos próximos dias, saberemos se realmente as conversas de bastidores irão se confirmar e se haverá mesmo as mudanças que estão sendo comentadas nos corredores da Câmara Municipal e da Prefeitura de Cacoal.

 

CONCURSO PÚBLICO

Esta semana, a Prefeitura de Cacoal divulgou o resultado preliminar do concurso público realizado no fim do ano passado. Os milhares de candidatos que fizeram as provas aguardavam com muita ansiedade a divulgação dos resultados, porque havia a possibilidade de suspensão do certame. Agora, os candidatos que obtiveram as melhores notas certamente esperam pela divulgação do resultado final do concurso e esperam ser chamados o quanto antes. A população também será beneficiada com a convocação dos candidatos aprovados, porque a falta de servidores pode prejudicar a eficiência do atendimento ao público.

 

DEFICIÊNCIA JURÍDICA

Uma curiosidade sobre o concurso público é que muitas pessoas que fizeram as provas para o cargo de Procurador Municipal conseguiram zerar em diversas áreas do direito, como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e outras. A importância de realizar concurso público se revela em momentos como este, já que muitos dos candidatos que não conseguiram a pontuação mínima no concurso costumam ser nomeados para diversos cargos da administração. Claro que nenhuma pessoa tem a obrigação de conhecer com profundidade todos os campos do direito, mas um candidato ao cargo de Procurador Municipal zerar todas as questões de Direito Constitucional em uma prova é algo realmente muito estranho, porque fica comprovada a falta de preparo para a atividade. O Direito Constitucional possui relação direta com todos os demais campos do direito e toda pessoa com formação na área jurídica tem obrigação de conhecer o assunto. Para a alegria de todos os contribuintes que pagam os salários dos servidores públicos, é importante registrar que nenhum dos candidatos com nota zero em determinadas áreas está entre os classificados. Ainda bem!

 

CANDIDATOS AO GOVERNO

As eleições gerais acontecem somente em outubro do próximo ano, mas o clima político já começou agitado desde os primeiros dias de 2025. A teoria de que o ano começa após o carnaval parece não se aplicar ao debate sobre as eleições para governo de Rondônia. Diversos jornais eletrônicos do estado têm publicado, com frequência, enquetes e listas de eventuais candidatos ao cargo de governador. As especulações sobre esse tipo de tema são muito naturais, mas este ano as coisas tendem a acontecer com maior intensidade e até mesmo as brigas e mudanças partidárias já começaram e envolvem figuras bem conhecidas do universo político estadual. É necessário esclarecer que muitos desses nomes incluídos em enquetes não passam de mera fantasia, porque dificilmente conseguiriam construir uma candidatura. Entretanto, como existem muitas pessoas que possuem enorme capacidade de puxar o saco, os nomes são citados com a finalidade de massagear o ego dos futuros ex-candidatos. Por uma questão de elegância, não vamos citar nenhum nome, mas algumas pretensões em Rondônia realmente beiram o delírio.

 

CONFLITO DOS PROGRESSISTAS

O clima de harmonia parece ser uma coisa bem escassa dentro do Partido Progressista (PP) em Rondônia. Essa semana surgiu a notícia de que Ivo Cassol teria deixado a presidência estadual da sigla para abrir espaço para a deputada Sílvia Cristina. Porém, as coisas podem não ser bem assim. Diversas pessoas ligadas ao ex-senador usaram as redes sociais nos últimos dias para declarar que a deputada seria traidora e que não merece a confiança da militância do PP. Quem acompanha os fatos da política sabe muito bem que, se a saída de Ivo Cassol da direção do partido fosse realmente pacífica, seus aliados não teriam partido para o ataque contra Sílvia Cristina. Apontam ainda que  histórico político da deputada também revela que ela nunca foi de cumprir acordos partidários e que costuma flertar com a ingratidão. Em passado não muito remoto, Silvia Cristina também teria dado uma rasteira política na família Gurgacz, que durante muito tempo carregou o piano eleitoral da deputada em Ji-Paraná. Ela deixou o PL e entrou para o PP pouquíssimo tempo atrás, mas já provocou brigas que são suficientes para deixar os progressistas rachados por uns 11 anos.

 

LEI DO CELULAR

O ano de 2025 trará algumas mudanças nas escolas brasileiras. Poucos dias atrás o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou uma lei aprovada pelo Congresso Nacional nos últimos dias de 2024 que pode trazer bastante paz aos professores. Trata-se da lei que proíbe o uso de celulares e outros equipamentos portáteis durante as aulas. A proibição, segundo a lei, incluiu todos os ambientes escolares utilizados para ministrar atividades e também os intervalos. A lei que trata do assunto já está em vigor e vale para todas as escolas do ensino básico públicas e privadas do país. O uso do aparelho somente pode ser permitido para atividades estritamente pedagógicas. Isto significa que os professores terão autoridade para planejar atividades nas quais os alunos podem usar o celular. Porém, como é um sonho de muitos professores que os aparelhos não sejam usados nas escolas, dificilmente algum professor vai preparar aulas que necessitem do uso de celular.

 

HÁBITOS DE FAMÍLIA

Embora exista, agora, uma lei específica sobre a não utilização de celular em escolas, muitos pais certamente vão discordar da ideia, coisa que é muito natural em todas as escolas. Há casos de pais que brigam com professores, diretores, supervisores e orientadores das escolas e batem o pé dizendo que seus filhos precisam usar o celular. Na realidade, não existe nenhuma necessidade, porque os pais possuem os contatos dos profissionais da escola e podem se comunicar com frequência. Além disso, as escolas possuem os contatos de todos os pais e podem entrar em contato, se houver necessidade. A tendência é que não seja tão simples a implantação, na prática, da nova lei. É importante lembrar que todos os países que são considerados como exemplos de qualidade de ensino tentaram usar o celular e outros aparelhos nas escolas, mas mudaram de opinião em pouquíssimo tempo. Os países da lista dos campeões em qualidade de ensino proibiram o uso do celular, após vários estudos que comprovam que o uso do aparelho causa enormes prejuízos aos estudantes.


[print-me]

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Ruas do Bairro Vista Alegre em Cacoal são contempladas com asfalto

Img 20200521 Wa0106
Assinada na tarde desta quinta-feira 21, no Bairro Vista Alegre, a Ordem de Serviços para Pavimentação asfáltica das Ruas José Américo, Guimarães Rosa e...

Bairro Santo Antônio recebe pavimentação, drenagem e esgoto sanitário

Img 20200521 Wa0098
Seguindo cronograma de ações da Prefeitura de Cacoal, que visam oferecer benefício de toda a população, estão incluídos os serviços de drenagem, esgoto sanitário,...

Acir Gurgacz destina 4,5 milhões para investimentos em áreas estratégicas para...

Dd1c4068 3554 4eff 8b8d 3af884aaa6fe
O senador Acir Gurgacz destinou recursos de emenda parlamentar individual para serem investidos nas áreas da saúde, infraestrutura, aquisição de equipamentos hospitalares e maquinários,...

Mulher de 80 anos viraliza após flagra trabalhando como caminhoneira

Mary Bass, mais conhecida como Candy, está há meia década trabalhando nas estradas Google News - Metrópoles Reprodução/Facebook Mary Bass, 80 anos, viralizou nas redes sociais nessa semana...

Mulher de 80 anos viraliza após flagra trabalhando como caminhoneira

Mary Bass, mais conhecida como Candy, está há meia década trabalhando nas estradas Google News - Metrópoles Reprodução/Facebook Mary Bass, 80 anos, viralizou nas redes sociais nessa semana...

Alcolumbre reajusta em até 65% cota de senadores

Ato foi assinado por Alcolumbre nessa sexta-feira (28/2), em plena véspera de feriado de Carnaval Além de ter criado um penduricalho para os servidores de...

Internacional vira no 2º tempo, vence o Caxias e vai pegar o Grêmio na final do Gaúcho

  O Campeonato Gaúcho de 2025 terá Gre-Nal na final. Na noite deste sábado, o Internacional venceu o Caxias de virada, por 3 a 1,...

Bruno Henrique decide, e Flamengo vence o Vasco no jogo de ida da semifinal do Carioca

Foto: Paula Reis/Flamengo O Flamengo saiu na frente e ampliou a vantagem contra o Vasco na semifinal do Campeonato Carioca. Neste sábado, o Rubro-Negro venceu...

Com dois gols de Estêvão, Palmeiras vence o São Bernardo e avança à semifinal do Campeonato Paulista

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras) Na noite deste sábado, o Palmeiras garantiu a classificação à semifinal do Campeonato Paulista. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira venceu o...